quinta-feira, 13 de junho de 2013

Adeus às Rugas


O que é e para que serve? 
Substância utilizada inicialmente para correção do estrabismo pelos oftalmologistas e de contraturas musculares involuntárias pelos neurologistas e ortopedistas, que atenua as rugas de expressão da testa, dos pés de galinha e do código de barra em torno da boca. Indicada também para elevar as sombrancelhas e alguns tecidos da face  e do pescoço. Além disso, é também usada no tratamento da  sudorese excessiva (hiperidrose), principalmente das axilas, das palmas das mãos e da face (palma das mãos e pés) e nas axilas.

Quando fazer? 
Após realizadas a anamnese e exame clínico de rotina e com a indicação médica estabelecida, pode-se aplicar a toxina botulínica em qualquer idade.

Quanto dura o efeito? 
De maneira geral, o efeito esperado inicia 48-72 horas após o procedimento, é máximo em 07-10 dias e dura de 04-08 meses. É importante ressaltar que nunca devemos reaplicar o produto com intervalos inferiores a 04 meses, tendo em vista a possibilidade de se desenvolverem anticorpos à toxina, passando a mesma a não fazer mais efeito.

Qual a manutenção apropriada? 
De maneira geral, o intervalo entre as sessões é de 04 –06 meses, não devendo ser superior a este período nas primeiras 03 aplicações para que o efeito seja progressivamente melhor. Após as 03 sessões iniciais, vai-se espassando o intervalo das sessões, pois a musculatura vai ficando hipotrofiada ("menos forte") e o resultado consequentemente cada vez melhor.

O que não pode ser feito na pós-aplicação? 
Cuidados da paciente pós-aplicação: nas primeiras 04 horas: evitar coçar, ou mexer nos locais tratados, não deitar e/ou dormir; após este período ( 04 horas ): não esfregar excessivamente as regiões tratadas nas primeiras 06 horas (lavar o rosto, por exemplo, somente com água, sem friccionar muito ); evitar exposição intensa ao sol nas primeiras 24horas. Evitar exposição excessiva ao sol por 1 semana, pois o efeito tende a durar mais tempo. 

Quais as contra indicações?
A Toxina botulínica está contra-indicada em gestantes, mulheres em aleitamento, pessoas com doenças auto-imunes ou oftálmicas com comprometimento muscular, pacientes com “pavor” de agulhas ou com processos infecciosos no local de aplicação.

Nenhum comentário: